contribute  :  calendário  :  pesquisa avançada  :  estatísticas  :  Directory  :  Web Resources  

Rede dos Emissores Portugueses

Associação Nacional de Radioamadores    

    Thursday, September 19 2019 @ 04:48 am UTC

 Bem-vindo a Rede dos Emissores Portugueses

Fundada em 1926
Membro da IARU desde 1931
Instituição de Utilidade Pública desde 1980

_____________ NEWS - NOTICIAS - FLASH _____________Prezados Sócios da REP_____________A nossa associação vive das vossas quotas, aguardamos pela vossa contribuição, só assim conseguimos realizar alguns projectos. _____________Agradecemos a vossa atenção e consideração. _____________Veja o tópico Sócios da REP - Pagamentos de Quotas _____________

______________ A REP tem um novo portal. _________________ Para não ser perder o historial, mantemos este portal de noticias com as noticias ativas._________________ Visite o novo portal em http://www.rep.pt __________________ Agradecemos a vossa atenção e consideração. Os melhores cumprimentos, 73 _____________

Radioamadores reclamam de interferências da TV Cabo

   
Radioamadores reclamam de interferências da TV Cabo

Distúrbios do sinal surgem quando o material não tem qualidade



JN de 18/02/2008
Ricardo Paz Barroso

Os radioamadores queixaram-se da Zon Multimédia (TV Cabo) à Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), através de uma petição. Em causa está uma série de interferências que prejudicam a normal recepção das rádio amadoras. Os próprios espectadores do maior operador de Televisão por cabo do país têm o mesmo problema, acabando assim por ser defendidos involuntariamente pelos radioamadores. Douro Litoral e Minho são os locais onde se tem registado mais problemas.


"Faço um 'scan' com o meu rádio e muitas vezes consigo ouvir a SIC Notícias, o canal Panda ou até o História", contou Carlos Nora, presidente da Rede dos Emissores Portugueses (REP), uma das mais antigas associações portuguesas de radioamadores. Mas, por vezes, também acontece o contrário "Há pessoas que atribuem as culpas aos radioamadores, quando sentem interferências na televisão de casa", explicou Luciano Melo, um radioamador de Esposende com mais de 50 anos de actividade. Luciano Melo afirma que o maior rol de queixas de que tem ouvido falar "refere-se aos concelhos da Maia e de Braga".

A petição já foi entregue em Dezembro e a resposta da Anacom parece tardar. A questão entre os radioamadores e a Zon reside no uso simultâneo de uma mesma frequência de rádio, a 145.750 KHz. Os radioamadores reclamam como sendo sua, mas esta frequência também está atribuída à TV Cabo, para distribuir o som da SIC Notícias.

Foi, aliás, esta mesma questão específica que motivou a petição já entregue à Anacom. A SIC, por seu lado, remete a questão para a Anacom, ao passo que fonte da Zon admite que "pode haver interferência entre frequências quando um cabo é danificado".

Segundo o JN apurou junto da Anacom, a dita frequência está efectivamente atribuída a radioamadores e à Zon TV Cabo. Mas basta haver um problema com um dos repartidores da empresa de Televisão de cabo para que qualquer radioamador que esteja próximo, a usar a frequência 145.750 KHz, comunique em condições manifestamente deficientes.

De acordo com a Anacom, desde 2003 cerca de 120 pessoas já assinaram petições a reclamar sobre este tipo de interferências. A Zon já mostrou disponibilidade para tentar resolver os problemas, mas lembrou ainda que, "sendo uma rede em expansão, a empresa resolve num lado e logo surge noutro", diz fonte da reguladora.

A caixa de todos os problemas

De acordo com os radioamadores, a causa parece estar nos repartidores usados pela TV Cabo, uma pequena caixa instalada junto a um conjunto de edifícios onde se encontrem clientes da empresa, cuja tarefa é a de amplificar o sinal de televisão e distribuí-lo pelos respectivos lares.

Aqui nasce uma das maiores dores de cabeça dos radioamadores, cada vez que tentam exercer o seu 'hobby' junto de aglomerados residenciais. É que, se o repartidor não for instalado com material de qualidade, o sinal da TV Cabo é propagado de forma anárquica. "Essa irradiação do sinal também pode acontecer quando as empresas que a Zon contrata não fazem o trabalho de forma correcta", comentou fonte da Anacom. Alguns radiomadores, que pediram o anonimato, corroboram este tese, explicando que "é mais fácil deixar o sinal na potência máxima do que regulá-lo à medida das casas que serve".

Fonte de Informação em http://jn.sapo.pt/2008/02/18/televisao/radioamadores_reclamam_interferencia.html

--
73 e Obrigado , Carlos Nora - CT1END
Presidente de Direcção da REP
TM 963 076 931
NNNN
__________________________________________________________
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
A informação contida neste E-Mail pode ser utilizada para consulta
e difusão, na totalidade ou parcial, desde que mencionada a fonte
de origem e que não haja modificações nas suas partes.
__________________________________________________________
 

Artigos relaccionados

Opções da notícia

 Copyright © 2019 Rede dos Emissores Portugueses
 Todos os direitos de copyright desta página pertencem aos respectivos proprietários.
Suportado por Geeklog 
Página criada em 0.47 segundos