D-Star em HF, como !

Thursday, December 06 2012 @ 02:38 PM WET

Contribuição de: CT1END

O protocolo D-Star é publico, isto quer dizer que qualquer outra empresa que não a ICOM poderia ter equipamentos baseados neste protocolo.
O facto de o mesmo se basear num chip vocoder não é impeditivo para os outros, aliás a Yaesu emprega o mesmo chip no futuro DMR, a Motorola também o usa em todos os equipamentos PMR (Professional Mobile Radio), o utilizarem.
Voltando ao que interessa, o protocolo em si só não trabalha, necessita do vocoder. Atualmente existem soluções criadas por amadores que se baseiam exatamente na utilização de um modem GMSK e do dito vocoder.
Poder-se-á dizer que o custo destes "gadgets" são grandes, eu pessoalmente não acho, se esse gadget custar 180~200€ e me permitir ter D-Star em qualquer equipamento que tenha porta de dados... não pode ser considerado caro.
Existem várias "placas" que permitem isto, a maioria delas só codificam/descodificam o protocolo em si não permitindo a modulação pelo vocoder, ou seja podem receber D-Star e retransmiti-lo.
É o caso da Mini-Hotspot da Microwalt, esta placa é um clone do desenvolvimento do Satoshi Yasuda, a NQMHS do colega Mark Phillips - G7LTT, e vários outros clones.
As placas que permitem a utilização como D-Star, ou seja comunicar por um microfone do próprio equipamento seja ele qual for, são poucas. Existiu um projeto USA/DL chamado DVAP com um custo elevado (400~500€) que permitia a utilização em qualquer equipamento, existe também um outro projeto mais ou menos com o mesmo custo, de um colega Polaco e, com nascimento em fins de 2011 um outro que eu tenho seguido e do qual sou um pequeno colaborador, este projeto chama-se DV-RPTR e já vai na versão 2. É composto por um modem GMSK, pelo vocoder AMBE e o protocolo é gerido por um microcontrolador AVR. A vantagem deste projeto é que a simples substituição do firmware do microcontrolador permite a utilização de outros modos, como por exemplo o P25 phase 2, o MOTOTRBO e outros possíveis de utilização em digital. O custo deste sistema está pelo mesmo da antiga DV-Dongle com as múltiplas possibilidades que ele oferece.

Deixo aqui alguns links dos grupos necessários para utilização das diversas soluções:

http://tech.groups.yahoo.com/group/DVRPTR/ - software e questões relativas ao DV-RPTR
http://groups.yahoo.com/group/gmsk_dv_node/ - questões sobre Satoshi ou clones
http://groups.yahoo.com/group/ircDDBGateway/ - software desenvolvido por G4KLX - Jonathan, este software trabalha em todas as placas
http://groups.yahoo.com/group/pcrepeatercontroller/ - software desenvolvido pelo Jonathan mas para sistemas repetidores ou hotspots

Fica aqui ainda umas ligações para quem pretenda utilizar um sistema "hotspot" com low power utilizando o Raspberry Pi
http://groups.yahoo.com/group/Raspberry_Pi_4-Ham_RADIO/ - várias soluções
http://tech.groups.yahoo.com/group/Dvrptr_net/ - o mesmo desenvolvimento da DV-RPTR mas com inclusão de um processador ARM o que permite a criação de um sistema autonomo, substituindo por exemplo a DV-RPTR + Raspberry

Foi também criado à um mês este grupo.

http://groups.yahoo.com/group/dstar_study/ - grupo criado para estudo e desenvolvimento de soluções com utilização do D-Star, este grupo é recente e em Português

Espero que este pequeno texto permita elucidar por alguma forma e peço desculpa de estar tão limitado, tanto em tempo como em escrita. Qualquer dúvida queira dispor, na medida do possível tentarei responder ou orientar para uma melhor resposta.

Jorge

0 comentário



http://rep.pt/geeklog/article.php?story=20121206143813322