Projecto ATECA – Aeróstato Transportando Experiências e Comunicações de Amador

147 x carregado & 146 x vizualizado

Projecto ATECA – Aeróstato Transportando Experiências e Comunicações de Amador 
 
O GRC-Grupo de Radioamadorismo e Científico do Concelho de Cascais, em parceria com a REP-Delegação Cascais-Estoril, com o apoio e patrocínio do ICP-ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, suporte da AAN, FAP, ANAC e NAV, vai proceder a mais um lançamento de Aeróstato Estratosférico de Altitude com Comunicações de Amador, testes Científicos e Meteorológicos – oATECA-1.
 
Sendo este já o terceiro BLNT a Hélio por nós enviado ao Espaço, servindo os anteriores (Fase 0 e 0B) principalmente para testes de técnicas e logística, trata-se agora dum payload sofisticado com processamento Digital e de RF integralmente baseado num Raspberry Pi, proporcionando a transmissão de imagem em SSTV no Sistema Martin-1, Fonia (F3E) de informação com situação de atitude/direcção, APRS com transmissão de telemetria e ENG, e informação pública em tempo real na Internet (telemetria, tracking, QNH, Temperaturas, autonomia energética, gráficos de Dados, etc.) no site APRS-fi por meio duma iGate móvel nossa on-line.
 
Todo o Projecto ATECA tem sido desenvolvido durante os últimos 4 anos e meio pelo G.R.C. e REP-Cascais Estoril, com I&D e por meios próprios, englobando de raiz a pesquisa, design, testes e ensaios, construção de protótipos, simulações de hardware, criação dos softwares específicos e respectivos lançamentos com total sucesso.
 
Convidamos todos os Colegas interessados, nacionais ou estrangeiros, bem como aficionados do balonismo ou da Escuta, a acompanhar este evento que, caso não tenha um adiamento por motivos meteorológicos, atmosféricos ou técnicos que o recomendem, se vai realizar no próximo dia 27 de Julho de 2017 com o lançamento às 11h30 UTC, e NOTAM internacional A2721-17 LPPC/QWLLW/ IV/M/W/000/999 /3844N00856W060.
 
O lançamento do payload de 730g será efectuado na área Militar LP-R26A, em Alcochete, com um raio de acção previsto de 60NM e um voo estimado de 240 minutos. A altitude previsível ronda os 35.000m a 40.000m. A velocidade ascensional será de 4,7 m/s graças a um balão TOTEX-1000, que rebentará ao atingir cerca de 7,86 metros de diâmetro.
Todo o planeamento e previsões do voo são efectuados por meio de software e informação on-line proveniente de Agências Espaciais e de Centros Nodais Meteo internacionais.
 
Informação para se receber as transmissões intercaladas do ATECA-1 :
 
SSTV  em    144,450 MHz (Martin-1)
Faz-se a transmissão de imagens do espaço e da Mira de controlo em SSTV. Rx p/ Ex. com o programa MMSSTV :
Áudio  em   144,550 MHz (FM)
Transmissão em áudio com a informação da altitude a que se encontra o Payload e se vai a subir ou a descer.
APRS  em    144,800 MHz
Pode ser recebido p/ Ex. com o programa MULTIPSK, download feito aqui :
 
Na Web
http://aprs.fi/#!lat=38.71390&lng=-9.13940    Indicativo  CS5GRC-11
  
Esperamos pelo vossa colaboração nesta actividade.
Caso tenham mais interesse em acompanhar este lançamento, convidamos ao envio dum mail para o G.R.C.  radioamadoresdecascais@yahoo.com  ou para  rep-cascais-estoril@rep.pt .
 
73 de
GRC
REP-Delegação Cascais e Estoril