CW ON THE AIR

1393 x carregado & 1401 x vizualizado

arla NRA logo_REP_transp_médio arvmamarela

O curso “CW ON THE AIR”, é idealizado e levado a cabo pelo colega Carlos Mourato, CT4RK,sendo patrocinado a nível logístico e de divulgação, pela Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano, pelo Núcleo de Radioamadores da Armada , pela Rede dos Emissores Portugueses e pela Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.

Este evento consiste na emissão de 9 módulos de 6 dias cada, correspondendo a um total de 54 emissões, e a um período de tempo de cerca 81 horas de emissão. Estas transmissões serão da responsabilidade do colega Carlos Mourato, que as fará a partir da sua estação em Sines.Numa fase inicial, esta iniciativa procura incentivar os amadores de rádio, interessados por este modo de transmissão, a desenvolverem as suas aptidões na recepção de sinais radiotelegráficos.

Após adquirirem esta aptidão e quando já estiverem minimamente aptos a receber todos os caracteres essenciais que compõem o código de Morse, devem aperfeiçoar a respectiva aprendizagem por outra via, (incluindo os QSO’s em telegrafia), a fim de complementarem a aprendizagem nas técnicas radiotelegráficas.

Estas sessões de treino não são para habilitar os operadores a operarem em telegrafia de alta velocidade, mas sim para facultarem aos aprendizes as bases necessárias ao desenvolvimento da operação nesta modalidade de radiocomunicações.

As transmissões serão efectuadas três vezes por semana, ocorrendo as mesmas às terças, quartas e quintas-feiras. O começo do curso encontra-se agendado para a próxima Terça-feira, dia 3 de Junho de 2014 às 21:26 (20:26 UTC), salvo motivo imprevisto.

As transmissões serão constituídas por 9 módulos.Cada módulo será composto por 5 caracteres começando pelo módulo 1 com as letras A, B, C, D, E. Aos módulos seguintes serão acrescentados mais 5 caracteres.
Os módulos 7 e 8 serão constituido apenas por números. Sendo o módulo 9 constituido por números e letras.As primeiras 3 emissões de cada módulo, todas iguais entre si, terão como diferença das seguintes o facto do intervalo entre caracteres ser maior. Nas últimas 3 emissões de cada módulo a emissão é feita com separação normal.

Fica por conta do participante a aprendizagem básica do grafismo dos caracteres.

A transmissão normal efectua-se à velocidade de 10 wpm (cerca de 50 letras por minuto). A duração de cada transmissão será de cerca de 90 minutos

No final, os módulos serão compostos por todos os caracteres do alfabeto, incluindo sinais de pontuação. Não serão incluídas acentuações nem símbolos especiais.

As emissões serão efectuadas em 80 m na frequência de 3.743 kHz +/- 10 kHz (no segmento de faixa destinada a “todos os modos de emissão com largura de banda máxima de 2,7 kHz”, onde naturalmente se inclui a telegrafia no modo A1A).

Dependendo do facto da QRG estar ocupada ou não, o início efectivo das lições está previsto para ter lugar às 21:26 horas (20:26 UTC), no entanto, por motivos de ordem pessoal, pode o começo da transmissão sofrer atrasos nalguns dias em particular.

No inicio da transmissão de cada módulo será transmitida a seguinte mensagem:
VVV VVV VVV DE CT4RK CT4RK CT4RK TRANSMISSAO DE TREINO RADIOTELEGRAFICO COM O APOIO DA ARLA / NRA / REP / ARVM
LICAO (numero da lição) EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE ESTA TRANSMISSÃO É FEITA A VELOCIDADE DE 10 WPM. CARACTERES A B C D E….

Sempre que tiverem lugar alterações previstas aos horários das transmissões, será colocado um aviso em todos os meios que forem usados para divulgar esta iniciativa.

Nas paginas web da cada uma das associações apoiantes deste evento, encontram-se para download, todos os módulos do curso CW ON AIR. Em alternativa podem ser pedidos ao colega Carlos Mourato, pelo e-mail radiofarol@gmail.com

Cumprimentos: CT4RK Carlos Mourato – Sines – Portugal

______________________________________________________________________________
FASE 1