594 x carregado & 257 x vizualizado

A EDIÇÃO DE 2022 DO ILLW CELEBROU AS SUAS “BODAS DE PRATA” E A EQUIPA CR6LH, ENFRENTANDO ALGUMAS CONDICIONANTES, NÃO QUIS DEIXAR DE ESTAR PRESENTE PARA ASSINALAR A DATA. TAMBÉM ESTE ANO, ESTA ACTIVAÇÃO, TEVE A PARCERIA COM O NÚCLEO DE RADIOAMADORES DA ARMADA-NRA E APROVEITOU A ESTREIA DO NOVO DIPLOMA DESTA ASSOCIAÇÃO O DIPLOMA DOS RADIOFARÓIS PORTUGUESES.
O início da actividade do International Lighthouse Lightship Weekend-ILLW remonta ao ano de 1998, nesse ano, a participação de estações portuguesas foi de apenas uma. O interesse por este evento anual, apenas teve interesse demostrado por um restrito e pequeno grupo de OMs portugueses que demonstrou interesse por este tipo de activações.
Entre 1998 e 2010 o número de participantes oscilou sempre entre 1 a 5 estações activas desde os Faróis Portugueses. A partir do ano de 2010, houve um boom no interesse das estações portuguesas em participar no ILLW e em boa hora aconteceu.
No ano 2001 os colegas Carlos Cortes-CT1CSY e Jaime Guilherme-CT1ECT tinham-se iniciado na activação de faróis. A minha estreia (CT1GZB) nestas lides de activar Faróis, foi há 20 anos, em 2002 com o indicativo CT0GZB desde o Farol do Cabo da Roca.

Nos anos 2007 (CQ7C-Farol do Cabo Carvoeiro) e 2008 (CQ8E-Farol do Cabo Espichel) um grupo de OMs formado por CT1CSY, CT1GZB e CT2JXT decidiu começar a participar de forma consistente todos os anos. Desde o ano 2009, esta equipa usa o indicativo CR6LH e desde sempre acarinhou e divulgou o Diploma dos Faróis Portugueses-DFP, diploma esse que, de há uns anos a esta parte, está sob a responsabilidade do colega Marques-CT1BWW tendo este colega dado um grande impulso nas activações dos Faróis.

Esta edição do ILLW 2022 foi abordada de maneira diferente por parte da equipa CR6LH e optamos por usar uma estação QRP com um IC-705 e uma antena End-Fed. Os resultados foram os esperados já que as espectativas também não foram muito altas.
Como o 705 é muito “maneirinho”, foi levado para o topo do farol e fizemos alguns contactos em VHF, algo que nunca tinha sido experimentado este modo desta forma em outras edições. Mas também, o objectivo da equipa CR6LH não é competir com ninguém nem delimitar objectivos, quando vamos para o ILLW é para nos divertirmos e conviver nomeadamente com os nossos amigos e anfitriões Faroleiros que nos recebem sempre muito bem, este ano, na pessoa do Faroleiro Subchefe Marcelo Serrasqueiro e da sua fiel companheira “Kika”.
Até à edição do ILLW 2023.
Por José Luis Proença, CT1GZB.