REP-ARISS Portugal

1463 x carregado & 1505 x vizualizado

Radioamadores a bordo da Estação Espacial Internacional

A estação espacial internacional denominada de ISS – International Space Station é um projeto espacial internacional, cuja construção teve inicio no ano de 1999, e que se encontra em fase de montagem modular. A estação tem permanecido sempre habitada, desde o início da sua construção, por sucessivas tripulações e expedições que se vão revezando, onde muitos dos seus tripulantes e cientistas são também amadores de rádio.

Este projecto espacial deu origem à fundação da ARISS – Amateur Radio on the International Space Station

que foi criado por organizações de amadores de rádio vocacionadas para as comunicações espaciais e via satélite, obtendo o apoio das agências espaciais dos países parceiros no consórcio de construção da estação espacial, e que são os EUA, Rússia, Europa, Canadá, Brasil e Japão.

Os astronautas, cosmonautas e especialistas das missões quando voam para a ISS, têm sempre como companhia, o radioamadorismo.
Desde 1983 que o Radioamadorismo tem estado presente em mais de duas dezenas de missões do Space Shuttle. Dezenas de astronautas usaram o sistema de radioamador, o projecto SAREX, para falar com milhares de crianças de escolas, com as suas famílias na Terra, enquanto estavam em órbita. Foram pioneiros nas experiências de rádio no espaço, incluindo televisão e mensagens de texto, bem como comunicações de voz. Os Russos tiveram um programa similar para os cosmonautas a bordo da estação espacial MIR, incluindo para as comunicações de emergência, quando a MIR tinha problemas graves.
A ARISS foi criada em 1996 com o objectivo de prosseguir um trabalho idêntico àquele que já tinha sido feito na estação espacial MIR e no Space Shuttle.

Em 1996, delegados das principais associações e da AMSAT, em oito países, assinaram um documento, para formar a ARISS.

A Estação Espacial Internacional tem equipamento de radioamadorismo a bordo desde Novembro de 2000.

A NASA e a Organização Espacial Russa assinaram documentos onde explicam qual o papel e lugar do radioamadorismo na ISS. Foi entretanto criada uma equipa de trabalho denominada ISS Ham para estabelecer a interface de suporte no desenvolvimento de hardware, treino de tripulações e operações em órbita.

Os Radioamadores que trabalham a bordo da ISS tem origem nos países promotores da estação internacional, que são, os EUA, Rússia, Japão, Europa e Canadá, todos eles membros da ARISS, que é a entidade internacional que promove os projectos e mantém em operação os sistemas de rádio, do serviço de amador, instalados na ISS.

A “ARISS – Europe” é a entidade europeia da ARISS, sendo este organismo composto pelas associações que nele estão oficialmente associadas e reconhecidas. (Outras associações em Portugal que se dizem membras da ARISS são falsas).

A instalação de sistemas de rádio para o serviço de amador, está em operação. É através desta estação de rádio que os astronautas da ISS fazem as suas comunicações durante os seus tempos livres, nomeadamente com os Radioamadores e grupos de estudantes das escolas e universidades em todo o planeta Terra.

REP-ARISS inscrições escolares para contato com a ISS – 2º semestre de 2024

O envio de candidaturas decorre de 1 de setembro a 27 de outubro de 2023.
A seleção da escola acontece em dezembro de 2023
O contato escolar espacial deverá ser provisoriamente programado para o período que vai de julho a dezembro de 2024 .

O e-mail de contato é: ariss.portugal@rep.pt 

Página geral da informação em https://www.ariss-eu.org/school-contacts/announcement no menu lateral tem todos os documentos necessários.
Com especial atenção aos:
- ARISS Europe Application Form Instructions
- ARISS Europe Application Form
- School Calendar JUL DEC 2024
- Authorisation and use of personal information form
- ARISS Europe educational proposal form

Candidaturas recebidas:

ISS on-line

Câmaras:
Tela escura = A Estação Espacial Internacional (ISS) está no lado nocturno da Terra. 

Imagem cinza = alternar entre câmaras ou a comunicação com o ISS não está disponível.