Regras Concurso IARU Região 1 de 145 MHz (extrato)

1902 x carregado & 165 x vizualizado

Regras Concurso IARU Região 1 de 145 MHz (extrato)
5.3.1 Participantes
Todos os radioamadores licenciados na Região 1, podem participar no concurso. Participação como multi-operador será aceito, desde que apenas um indicativo por banda seja usado no concurso.
Quando tais estações utilizem um indicativo de chamada diferente em cada banda, os registos de que a entrada multi-operador deve, para cada banda ter claramente uma indicação do grupo.
É preferível a utilização de só um indicativo de chamada, mas o nome do grupo pode ser utilizada em vez disso.
Todas as estações que pertencem a esse grupo deve operar a partir do mesmo local (ver secção 5.3.3).
Os participantes devem operar das regras e espirito dos concursos e com uma potência não superior ao permitido pela sua licença do seu País de que está participando. Os participantes que estejam temporariamente operando em outro País  devem enviar os seus logs atarvés da associação desse mesmo País.
 
5.3.2 Categorias
Operador único – Estações operadas por um único operador, sem assistência durante o concurso.
Operador multi – Todos os outros participantes.
ROVER (único) (1,2 GHz e acima).
5.3.3 Operação

 ​a)​ O segmento de 144,500 – 144,700 MHz pode ser utilizado nos QSO de concurso durante as datas dos concursos da IARU região 1 de VHF  como a extensão para o segmento ​utilizado​ ​​atualmente 144.000 – 144.399 MHz​.​

 b) N​ão​ se p​ode ​utilizar mais do que um transmissor por banda de cada vez.

 c) A estação participante tem de operar no mesmo lugar durante todo o concurso.

 d) Todo ​os equipamentos da estação (transceptores, antenas, etc.) têm de estar localizados num circulo não mais de 500 metros de diâmetro.

​O operador fora da área da estação ligado remotamente, neste caso o QTH locator é o correspondente à localização da estação. Um operador só pode operar remotamente só uma estação durante o concurso.

5.3.4 Data

 • O concurso ​de ​145 MHz terá início no primeiro ​fim de semana​

 de setembro​ (em 2014 será dias 6 e 7)

5.3.5 Duração de concursos 

O concurso terá início às 1400 horas UTC de sábado e terminará às 1400 horas UTC de domingo.

​ 

5.3.6 Contactos Cada estação só pode ser trabalhada uma vez por banda, seja el​a fixo, portátil ou móvel. Se uma estação ​repete o contato na mesma banda, apenas um contato pode contar pontos (exceto em o caso das estações de Rover), mas contatos duplicados devem ser registados sem pedido de pontos e claramente marcados como duplicados​​.
 Contatos feitos via repetidores ativos e contatos EME não contam para os pontos.
 
5.3.7 Tipo de emissão  Contatos podem ser feitos em A1A, J3E ou F3E (G3E).

5.3.8 trocas Concurso 

Os números de código trocad​o​s durante cada contato é constituído pelo relatório RS ou RST, seguido por um​ número de​ série que começa com 001 para o primeiro contato em cada faixa e aumentar de um para cada contato sucessivo em que a banda. 
Esta troca deve ser imediatamente seguido pelo Locator completo a estação de envio (exemplos: 59003 JO20DB ou 579.123 IN55CC). 
Nota: para a peça “T” do relatório, consulte o capítulo 8.6.1
5.3.9  ​Pontuação

Para as bandas amadoras até 10 GHz inclusive, os pontos serão marcados com base em um ponto por km, ou seja, a distância calculada em quilómetros será justificado​ para um valor inteiro e 1 km será adicionado.

5.3.10  ​Participações​
  ​Os registos​ devem ser estabelecidos em formato digital / eletrônico cumprimento dos requisitos previstos na regra 5.3.13​ (formato EDI -Electronic Data Interchange). Logs devem​ ser enviado​s​ para o G​estor​ de VHF nacional ou a Comissão do Concurso nacional ​(em Portugal é para rep-concursos@rep.pt) ​ e / ​ao​ ​mesmo tempo ​para​ a IARU Concurso robot (iaru.oevsv.ato mais tardar na ​segunda segunda-feira seguinte ao fim de​ semana da competição. As inscrições tardias não serão ​aceit​es​. A apresentação dos registos implica que o participante assume as regras do concurso.

5.3.12 Prémios 

Os certificados serão emitidos pela sociedade organizadora para os vencedores nas duas seções em cada ​banda, ​até aos 10 GHz​.​

VHF Handook V6.12 pode ser consultado, aqui!
Concursos / Contest, IARU