REP-ARISS Portugal: inscrições escolares abertas para contacto com a ISS – 2025_2

212 x carregado & 28 x vizualizado

Exmos Senhores 
Diretores, Professores, Coordenadores do ensino, Ciência Viva, Radioamadores, Rádio-Operadores, Associações de Radioamadores e Rádio Comunicações, etc. 


A REP – Rede dos Emissores Portugueses, associação membra da IARU, associação membra da ARISS Europa é a única associação representativa da ARISS em Portugal (incluindo Açores e Madeira).

A ARISS – Amateur Radio on the International Space Station é um grupo de trabalho voluntário dedicado a desenvolver e a colocar em operação a estação de radioamador a bordo da ISS. ARISS Europe é a filial europeia da ARISS.


Contactos Escolares Anúncio importante (atualizado 01.06.2024)

Organizações escolares e juvenis, interessadas em estabelecer um contato rádio com um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), são convidadas a apresentar uma inscrição acompanhada de um projeto educacional a desenvolver nesse âmbito.

O período de envio de candidaturas iniciar-se-á de 1 de setembro até 27 de outubro de 2024. 
A seleção da escola ocorrerá em novembro de 2024.

O contato espacial deverá ser provisoriamente programado para o período que vai de junho a dezembro de 2025 .
A candidatura deverá ser enviada por email para o endereço: ariss.portugal@rep.pt
 

IMPORTANTE: …não espere até o prazo final da janela de inscrição para enviar suas solicitações ! Sua inscrição pode não ser aceite !!!

O acompanhamento e orientação através do processo de seleção será feito através de um Mentor da ARISS e da REP sendo que se o projeto for selecionado, será esse Mentor que colabora em toda a preparação necessária para o contato.
 Sublinhamos esta disponibilidade da ARISS e da REP para que numa colaboração estreita com todas as partes envolvidas durante este processo se obtenha o maior sucesso neste evento!

Geral

As agências espaciais envolvidas confiam à ARISS a tarefa do desenvolvimento de contatos através de Radioamadores e das Escolas, permitindo assim que os alunos coloquem perguntas aos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional e recebam suas respostas em direto do espaço.
Assim as escolas candidatas deverão preparar um espaço educativo orientado e submetê-lo, juntamente com um documento de “Candidatura”, ao Gerente de Seleção da ARISS School, Francesco De Paolis, IKØWGF. 

Todos os documentos devem ser enviados por e-mail para:  ariss.portugal@rep.pt

IMPORTANTE: Por favor, leia atentamente os documentos disponibilizados. Não altere nada nos documentos.

Toda a documentação será enviada para o grupo REP-ARISS Portugal que os encaminhará para o grupo/ responsável pela seleção de escolas da ARISS Europa.