Escola portuguesa vai estabelecer contacto rádio com a Estação Espacial Internacional – ISS

235 x carregado & 177 x vizualizado

Escola portuguesa vai estabelecer contacto rádio com a Estação Espacial Internacional – ISS

Os alunos do Colégio Campo de Flores (Lazarim-Almada), com o apoio da Rede dos Emissores Portugueses – REP, vão estabelecer contacto rádio via CS5SS com astronautas da ISS.

Convidamos-vos a participar neste evento live com a Estação Espacial Internacional (ISS).

Este evento visa contactar, oficialmente, o astronauta David St-Jacques KG5FYI (elemento tripulação da ISS atual) via rádio com o indicativo OR4ISS.

Este evento acontecerá dia 2 de fevereiro de 2019 cerca das 15h23 UTC.

O evento consiste em 20 alunos, um de cada vez, faça a sua respetiva pergunta inglês (pré-aprovada) em sobre o tema “Espaço” ao astronauta David St-Jacques para responda em tempo real. Estas questões serão colocadas e respondidas dentro de um período de +- 20 minutos.

O meio de comunicação entre o Colégio Campo de Flores e a Estação Espacial Internacional serão providenciados e garantidos pelo grupo de trabalho REP-ARISS.

O objetivo principal deste tipo de evento é motivar o interesse dos mais jovens no aeroespacial bem como no rádio amadorismo

Sobre o Colégio Campo de Flores

Foi em 1967 que o nosso Colégio abriu as portas aos seus jovens alunos. Foi um ato simples, embora cheio de significado, que foi precedido por muito tempo de maturação da ideia pelos seus fundadores, então com pouco mais de trinta anos.

A criação de um Colégio em edifício construído de raiz não é, nem foi, tarefa fácil. Para além das densas teias burocráticas que a envolvem, há a parte financeira que solicita somas consideráveis e que foram em grande parte suportadas pelo Pai do fundador.

O edifício nasceu e cresceu na Quinta de S. Francisco dos Matos, no Lazarim, Caparica.

A fundadora, Maria Helena Almeida, apaixonada pelo “Método de Leitura João de Deus” e por toda a sua obra, gostou muito do nome Campo de Flores não só como homenagem pela obra do poeta – pedagogo, como também pela localização do Colégio ser no campo e as flores serem as crianças.

O Colégio no seu início não tinha a dimensão que hoje apresenta. Começou a funcionar com 150 alunos, hoje a população escolar supera os 1250 alunos. No começo apenas eram lecionadas as classes Pré-Primárias e Primárias, como então se designavam. Logo durante o 1º ano verificou-se a necessidade de proceder à sua ampliação, necessidade esta que se foi repetindo e realizando pelos tempos seguintes, até atingir a dimensão que hoje tem.

Foi uma vida cheia de acontecimentos felizes, alegres e também preocupantes.

Os encerramentos dos anos letivos eram um grande acontecimento pelas suas festas; tradição que ainda hoje se mantém por altura do Natal.

Outro acontecimento muito feliz foi o aparecimento do nosso Hino escrito pela Professora Maria do Carmo Arvelar Silva e musicado pela Professora D. Graciette Vasconcelos, grandes amigas e grandes mulheres nesta casa, como muitas outras.

Por aqui têm passado filhos dos nossos primeiros alunos que, por sua vez, quase já são pais.

Uma vida cheia para os seus fundadores, Maria Helena e Ricardo de Almeida (já falecido), que já estando reformada, ainda aparece para ” matar saudades” e acompanhar a Sua Escola.

Os atuais gestores e diretores do Colégio são dois dos seus filhos que sabem estar a concretização deste sonho dependente da permanente dedicação e competência em o bem servir por todos os seus Colaboradores. O nosso lema: “MAIS SABER, MAIS VALER” deve ser entendido como o compromisso que todos assumimos com a exigência, o rigor, o otimismo e o conhecimento para melhor servirmos a sociedade. Mais informação em: www.campodeflores.com

Sobre a REP – Rede dos Emissores Portugueses

A REP é a Associação de Radioamadores mais antiga de Portugal, com 92 anos de existência.

Foi fundada em 1926, constituindo-se por Alvará do Governo Civil de Lisboa em 5 de março de 1930, e pelo Decreto-Lei n.º 36 438, de 29 de julho de 1947. É uma instituição de Utilidade Pública desde 10 de julho de 1980. É a representante em Portugal de Organismos internacionais, nomeadamente da IARU – International Amateur Radio Union, da qual é membro fundador, e membro da ARISS Europa.

É uma instituição de direito privado sem fins lucrativos, exclusivamente composta por Amadores, Investigadores e Exploradores das Tecnologias da Rádio e das Comunicações, através da emissão e receção de sinais em ondas médias e curtas, altas frequências e micro-ondas, comunicações aeroespaciais e digitais.

Tem por finalidade congregar e representar institucionalmente os radioamadores, de molde que resultem em benefício Educativo e Social, nomeadamente no âmbito das Ciências Radioelétricas de manifesto interesse público e civilizacional. Ver mais em: www.rep.pt

Sobre a ARISS – Amateur Radio on the International Space Station

O Radioamador na Estação Espacial Internacional (ARISS) inspira estudantes, em todo o mundo, para desenvolver os interesses e carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática através de oportunidades de comunicação de rádio amador com a tripulação em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS). Os alunos aprendem sobre a vida a bordo da ISS e a explorar a Terra vista do espaço por meio de atividades de ciência e matemática.

 A ARISS oferece a oportunidade da comunidade escolar (alunos, professores, famílias e membros da comunidade) se tornarem mais conscientes dos benefícios substanciais de voos espaciais tripulados, e das explorações e descobertas que ocorrem no voo espacial.

Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre tecnologias espaciais e as tecnologias envolvidas com comunicações espaciais através da exploração de rádio amador. 

Diversas organizações de radioamadores, e as agências espaciais dos EUA, Rússia, Canadá, Japão e Europa patrocinam esta oportunidade educacional fornecendo o equipamento e apoio operacional para permitir a comunicação direta entre a tripulação na ISS e estudantes de todo o mundo através de rádio amador.

Centenas de radioamadores de todo o mundo trabalham nos bastidores para tornar estas experiências educacionais possíveis. O Radioamadorismo é um passatempo popular e um serviço em que os participantes licenciados operaram equipamentos de comunicação com um profundo conhecimento da arte do rádio.

A ARISS foi criada e é gerida por um grupo de trabalho internacional, incluindo vários países da Europa, assim como Japão, Rússia, Canadá e EUA. A organização é mantida por voluntários das organizações de radioamadores nacionais e as AMSAT (Radio Amateur Satellite Corporation) organizações internacionais de cada país. Dado que a ARISS é de âmbito internacional, a equipe coordena localmente com sua respetiva agência espacial e como uma equipe internacional através de grupos de trabalho, reuniões, teleconferências e webinars. Para mais informações visite www.ariss.org

Sobre o Astronauta – David Saint-Jacques

image.png

Engenheiro, canadiano, astro-físico e médico. Saint-Jacques foi selecionado em 2009, pela Agência Espacial Canadiana (Canadian Space Agency – CSA), para uma dos dois lugares de astronauta, depois de um longo processo de selecção que envolveu 5.351 candidatos.

A 3 de Dezembro de 2018, Saint-Jacques foi lançado para a ISS, a bordo de uma nave Soyuz MS-11, juntamente com o Comandante Oleg Kononenko, e a engenheira de vôo Anne McClain.

Outros contactos com a estação espacial internacional (ISS)

Escola Secundária da Estarreja




Escola E. B. 2/3 de S. Romão Coronado – Trofa


Escola EB I – JI Montenegro


Agrupamento Escolas do Fundão

https://www.youtube.com/watch?v=QjKdNDI5TGs



https://youtu.be/1aR3KIKDhVE
https://youtu.be/Vucr69tqTrk
https://youtu.be/4dBswd1TD0o

https://www.youtube.com/watch?v=56wl1DscpfU

https://www.youtube.com/watch?v=Vgip544Tp5M

Na medida do possível, agradecemos confirmação da vossa presença para efeitos de logística.

Toda a informação será publicada em http://www.rep.pt/cs5ss

Esperando receber as vossas respostas, agradecemos o tempo despendido.                    

Contactos:

Colégio Campo de Flores:
João Rafael CT1BOP (principal)
José Fernandes CT1FGK (coordinating teacher)
Sandra Gago (public relation contact)
www.campodeflores.com
REP – ARISS:
Luis California, CT2GOY
(coordinating amateur REP-ARISS)
Tel.: +351 – 962 827 440 

### 

Patrocinador:

image.png
ARISS, REP