CR500TB: Torre de Belém

913 x carregado & 323 x vizualizado

CR500TB é o indicativo que vai assinalar a comemoração dos 500 anos da Torre de Belém.

No dia 18 de Abril, com a activação da Torre de Belém, o NRA discretam ente fará o três em um.

Assinalará  os 500 anos da Torre de Belém;

Celebrará o “Dia Internacional do Radioamador “;

Comemorará o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”;

Sobre o Monumento, deixamos aqui um pequena síntese informativa que pode eventualmente agradar aos menos atentos.

CELEBRAÇÃO DOS 500 ANOS DA TORRE DE BELÉM

A Torre de Belém foi mandada construir por D. Manuel I como parte integrante de um inovador sistema de defesa da Barra do Tejo. Foi construída entre 1514 e 1519 pelo arquitecto militar Francisco de Arruda.

 O desenho «moderno» e inovador da Torre de Belém deve-se a uma combinação original de dois tipos de estruturas: uma tradicional torre de vigia gótica e um baluarte. Construída no rio, e a alguma distância da margem, a Torre de Belém estava originalmente cercada de água, articulando-se com outras fortalezas construídas ao longo da costa e ampliando o alcance do fogo cruzado com a fortaleza de S. Sebastião da Caparica na margem oposta do rio. A sua importância estratégica deve-se também aos ensaios com novo tipos de canhões de carregar pela culatra e experiências de tiro de ricochete, tecnologias cruciais mais tarde transferidas e adaptadas às caravelas Portuguesas da grande epopeia das Descobertas.

Cinco séculos depois a Torre de Belém é hoje um dos maiores ícones da história, da cultura e da identidade Portuguesa e integra a Lista do Património Mundial da UNESCO.

Texto assinado por Isabel Almeida e José L. L.Pinto

 
Cumprimentos Radio Navais
NRA
DX