Workshop MeshCore – Configuração e dicas – REP

Um workshop MeshCore tem como principal finalidade ensinar os participantes a configurar, utilizar e implementar redes de comunicação descentralizadas e independentes (off-grid) utilizando tecnologia rádio LoRa.
Aqui estão os objetivos e finalidades centrais desses workshops:
Capacitação Técnica: Ensinar a montar e configurar dispositivos LoRa (como Heltec ou T-Deck) para funcionarem na rede MeshCore.
Comunicação Off-Grid: Demonstrar como comunicar por texto sem depender da internet, torres de telemóvel ou assinaturas, permitindo conversas seguras e descentralizadas.
Gestão de Emergências: Capacitar os utilizadores para criar redes de emergência e recuperação de desastres (Disaster Recovery), úteis quando as redes tradicionais falham.
Segurança e Privacidade: Instruir sobre o envio de mensagens privadas e criptografadas (E2E Encrypted).
O MeshCore é um sistema open source (código aberto), pelo que os workshops focam-se também na partilha de conhecimento para a expansão da infraestrutura comunitária.
A Rede dos Emissores Portugueses prevê realizar um workshop sobre este assunto, teremos o apoio do nosso associado Paulo Aparício – CT2HEX, mas necessitamos de saber qual o vosso interesse em participar, o workshop será presencial na nossa sede na Amadora com um público chave de 5 a 6 pessoas, preferencialmente numa parte do dia de sábado ou domingo, a realizar espaço de tempo possível para adquirir a respetiva placa e respetivos componentes de + – 2 semanas.
Por este motivo agradecemos o vosso registo num pequeno questionário: https://forms.gle/rYF3vcUyXQH3eA3o8
Mais informações sobre Meshcore visite:


