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Na manhã do dia 19.07.2024, os 6 operadores, o Carlos Nora – CT1END, o Rogério – CT2IFE, o Manuel – CS7AWH, o Gonçalo – CS7BDJ, o Francisco – CS7BEK e o Ricardo – CR7BNT, partiram dos seus QTHs bem cedo e por volta das 09h00 locais já tinham a sua bagagem pronta a ser carregada no barco que iria chegar, entretanto ao cais de Peniche e prontos para embarcar na aventura até ao arquipélago das Berlengas. Carregar todos os equipamentos e bagagem foi uma tarefa hercúlea e que necessitou da ajuda de todos. Enquanto 3 dos operadores ficaram dentro do barco, os outros 3 passavam-lhes as bagagens a partir do cais, uma por uma. A viagem de ida foi tranquila. O CT1END, o CS7BDJ e o CS7BEK ficaram no convés superior.
Foi nesta altura que todos os operadores ligaram os seus portáteis numa frequência VHF para manobra. Todos os operadores durante a expedição estiveram contactáveis através de dita frequência VHF pois a rede de telemóvel convencional era fraca ou nula. O facto de todos os operadores estarem equipados com rádios portáteis não só garantiu comunicação eficaz como proporcionou curiosidade dos visitantes e locais, proporcionando assim conversas sobre o radioamadorismo
O CS7BEK acabou ainda por fazer um QSO através do portátil, utilizando /MM através de um repetidor da zona de Lisboa.

Chegando ao cais da Berlenga estava na altura de efetuarmos o transbordo através de um semirrígido até ao cais do Forte de São João Baptista. Para tal, enquanto os outros passageiros iam saindo do barco, o semirrígido encostou a uma lateral do barco. O CS7BEK entrou e os outros 5 operadores fizeram uma corrente para transportarem a bagagem uma a uma.

Chegando ao local de destino – iriam ficar instalados no forte de São João Batista, na ilha principal, a Berlenga Grande – foi tempo de, mais uma vez, descarregar a bagagem uma a uma até ao cais do Forte e até um elevador. Sim, um elevador!

Era composto por um cesto metálico e um guincho que transportava verticalmente as bagagens, evitando subir uma quantidade considerável de escadas com as diversas bagagens. Mais uma vez, o trabalho foi dividido pela equipa. Enquanto o CS7BEK operava o guincho, o CS7AWH e o CR7BNT carregavam as bagagens no cesto do elevador e o CT1END acompanhado do CS7BDJ e do CT2IFE descarregaram a bagagem até à porta do forte.



À hora do almoço, já havia uma estação montada composta por um Yaesu FT-991A, uma antena “windom” e alimentação via baterias. O CT2IFE começou a fazer QSOs e foi substituído pelo CS7BEK. Afinal o CT2IFE era um dos cozinheiros desse dia, juntamente com o CS7AWH, e a fome já estava generalizada nos operadores. O almoço foi por isso preparado na cozinha comunitária, mas muito bem equipada, do forte.

Na cozinha era o local ideal para não só cozinhar como para conviver. O CS7BEK, depois da sua operação, foi explicando a quem lhe perguntava o que ali estávamos a fazer.
Após o almoço, o CS7AWH, o CS7BDJ e o CR7BNT compunham uma equipa de expedição com destino ao topo da ilha, munidos das suas estações portáteis (ICOM IC-705, Yaesu FT-857, antenas “Linked Dipole” e EFHW. e baterias), ansiosos para começarem a fazer contactos. Operaram a partir do topo da ilha enquanto os outros operadores, desde o forte, faziam contactos e preparavam os seus quartos.

CS7AWH – CR7BNT

CS7BDJ/P

CS7AWH – CR7BNT


CS7BDJ – CS7AWH

CS7AWH
Depois de regressarem, o CS7BDJ e o CS7AWH, os cozinheiros dessa noite, começaram a preparar o delicioso jantar, um arroz de peixe de comer e chorar por mais, enquanto o CS7BEK estava a operar nos 20 metros SSB com um FT-991A e uma EZ Wire em V invertido.

CS7BEK

CT1END
Após o jantar, o CS7AWH montou a sua estação de FT8 (um FT-857 e uma “Linked Dipole”), um modo mais silencioso, ideal para a operação noturna desde a área comum do forte. Estavam com ele o CT2IFE, o CS7BDJ, o CS7BEK e o CR7BNT. Tiveram a visita de uns miúdos cheios de perguntas e repletos de curiosidade sobre o que ali se passava. A estação de FT8 esteve operacional até a bateria acabar e depois foi tempo de convívio entre os operadores.




No dia seguinte, 20.07.2024, de manhã, o CS7BDJ começou a sua sessão de FT8 através do seu IC-705 bem cedo, enquanto o resto da equipa tomava o pequeno-almoço. Depois, o CS7BEK iniciou a sua operação nos 40 metros SSB enquanto o CT2IFE operava desde o quarto nos 20 metros.

CS7BDJ

CT2IFE
O CS7AWH e o CS7BDJ decidiram embarcar ainda numa segunda expedição até ao outro extremo da ilha e operar a partir daí. Chegaram exaustos, mas em boa hora para o almoço.
O CT1END e o CS7BEK estiveram na zona comum a descansar e a conversar e tiveram ainda a oportunidade de explicar o que era o radioamadorismo a uma criança de 3 anos super curiosa e seus pais.
O cozinheiro de serviço era o CR7BNT que tratou do almoço – frango de churrasco com batatas fritas e massa assim como algumas entradas como enchidos, pão, patés, etc

O nosso barco estava programado para as 17h00 locais, por isso, enquanto o resto da equipa começava a desmontar o equipamento, e uma estação de FT8 do CT1END estava ainda operacional, o CS7BEK e o CS7AWH decidiram ganhar coragem e saltar para a água e nadar nas águas lindas, límpidas, mas frias da ilha da Berlenga. Foi a melhor decisão pois ir às Berlengas e não dar um mergulho e desfrutar daquelas águas seria um erro.
Chegou então a hora de nos despedirmos da Ilha da Berlenga – tristes, contudo com a sensação de missão cumprida e de alegria generalizada – e de todas as suas incríveis paisagens, vida selvagem, águas límpidas e pessoas simpáticas.
Carregar o barco com todo o equipamento e partir para o continente era a próxima tarefa.
Utilizando a mesma estratégia do dia de chegada, descemos a bagagem até ao cais através do elevador, carregamos o semirrígido, efetuamos o transbordo e carregamos o barco. Houve ainda tempo para irmos até ao café da aldeia dos pescadores onde repusemos líquidos e fizemos tempo até à partida do barco.

Com tudo já previamente carregado no barco, apenas faltava embarcar e desfrutar da viagem até Peniche. Tivemos ainda, já perto do porto de Peniche, a visita de uns golfinhos que por ali nadavam.

Descarregamos o barco no mesmo estilo, isto é, com operadores dentro e fora do barco e a passarem as bagagens uma a uma.
A equipa jantou num restaurante em Peniche enquanto decorria o “Carnaval de Verão de Peniche”. Poderia existir alguma vontade de assistir ao cortejo, mas o cansaço e a vontade de chegar a casa eram maiores. Houve ainda um susto pois, devido à dita festa, a rua principal estava fechada e a primeira informação que nos foi dada é que só conseguiríamos partir para os QTHs por volta das 23h30, quando o cortejo acabasse. Contudo, a simpatia de uma equipa da Polícia de Segurança Pública e restantes autoridades, vendo o cansaço nas nossas caras, abriu uma exceção e deixaram-nos seguir viagem.

Chegou então a hora de dizer o adeus e regressar a casa para o bem merecido descanso.
Cada pessoa, desde os marinheiros dos barcos, os responsáveis do forte e os habitantes locais, foram absolutamente incríveis, curiosos, simpáticos e prestáveis, tornando assim esta expedição ainda maior.


O nosso obrigado vai para a Feeling Berlenga (www.feelingberlenga.pt ), operadora dos barcos, pela disponibilidade e ajuda no transporte do material e bagagem; vai também para a AAB – Associação dos Amigos das Berlengas (www.facebook.com/aaberlenga ), associação gestora do Forte, pela simpatia, disponibilidade, colaboração na instalação de antenas e disponibilização de energia; e, é claro, para os colegas que fizeram o contacto conosco.
O nosso muito obrigado e bem haja. 73!
CS7BEK, Francisco Jesus


On the morning of July 19 2024, the 6 operators, Carlos Nora – CT1END, Rogério – CT2IFE, Manuel – CS7AWH, Gonçalo – CS7BDJ, Francisco – CS7BEK and Ricardo – CR7BNT, left their homes very early and by 09:00 local time they had already their luggage ready to be loaded onto the boat that would arrive at the Peniche pier and were ready to embark on the adventure to the Berlengas archipelago. Loading all the equipment and luggage was a Herculean task and required everyone’s help. While 3 of the operators stayed inside the boat, the other 3 passed the luggage to them from the pier, one by one. The outward journey was peaceful. CT1END, CS7BDJ and CS7BEK stayed on the upper deck.
It was at this time that all operators turned on their HTs to a VHF frequency for maintaining comms. All operators during the expedition were contactable through said VHF frequency as the conventional cell phone network was weak or non-existent. The fact that all operators were equipped with portable radios guaranteed effective communication, but it provided curiosity among visitors and locals, thus providing conversations about amateur radio.
CS7BEK also ended up doing a QSO through his HT, using /MM through a repeater in the Lisbon area.
Arriving at the Peniche pier, it was time to transfer via a RHIB-like vessel to the final pier. To this end, while the other passengers were leaving the boat, the semi-rigid pulled over to the side of the boat. CS7BEK entered and the other 5 operators formed a chain to transport the luggage one by one.
Arriving at their destination – they would be installed in the São João Batista fort, on the main island, Berlenga Grande – it was time to, once again, unload the luggage one by one to the Fort’s pier and to an elevator. Yes, an elevator! It consisted of a metal basket and a winch that transported the luggage vertically, avoiding climbing a considerable amount of stairs with the various luggage. Once again, the work was divided among the team. While CS7BEK operated the winch, CS7AWH and CR7BNT loaded the luggage into the elevator basket and CT1END, accompanied by CS7BDJ and CT2IFE, unloaded the luggage to the fort door.
At lunchtime, there was already a station set up consisting of a Yaesu FT-991A, a “windom” antenna and a battery. CT2IFE started working on some QSOs and was replaced by CS7BEK. After all, CT2IFE was the cook that day and hunger was already widespread among the operators. Lunch was therefore prepared in the fort’s communal, but very well equipped kitchen. The kitchen was the ideal place to not only cook but also socialize. CS7BEK, after its operation, explained to those who asked what we were doing there.
After lunch, CS7AWH, CS7BDJ and CR7BNT set up an expedition party to the top of the island, equipped with their portable stations (ICOM IC-705, Yaesu FT-857, “Linked Dipole” and EFHW antennas and batteries), eager to start making contacts. They operated from the top of the island while the other operators, from the fort, made contacts and prepared their rooms.
After returning, CS7BDJ and CS7AWH, the cooks for that night, began preparing the delicious dinner, a fish rice to die for, while CS7BEK was operating in the 20 meter SSB with an FT-991A and an EZ Wire in an inverted V configuration.
After dinner, CS7AWH set up its FT8 station (an FT-857 and a “Linked Dipole”), a quieter mode, ideal for nighttime operation of the fort’s common area. CT2IFE, CS7BDJ, CS7BEK and CR7BNT were with him. They were visited by some children who were full of questions and curiosity about what was happening there. The FT8 station remained operational until the battery ran out and then it was time for the operators to socialize.
The next day, July 20 2024, in the morning, CS7BDJ started its FT8 session through its IC-705 bright and early, while the rest of the team had breakfast. Then CS7BEK started its operation on the 40 meter SSB while CT2IFE operated from his quarters on the 20 meter.
CS7AWH and CS7BDJ decided to embark on a second expedition party to the other end of the island and operate from there. They arrived exhausted but in good time for lunch.
CT1END and CS7BEK were in the common area resting and chatting and also had the opportunity to explain what ham radio was to a super curious 3 year old child and his parents.
The cook on duty was CR7BNT who took care of lunch – barbecue chicken with fries and pasta, as well as some starters such as sausages, breads, pates, etc.
Our boat was scheduled for 17h00 local time, so while the rest of the team began tearing down the equipment, and a FT8 station from CT1END was still operational, CS7BEK and CS7AWH decided to muster up their courage and jump into the water and swim in the beautiful, clear, but cold waters of the island of Berlenga. It was the best decision because going to the Berlengas and not taking a dip and enjoying those waters would’ve been a mistake.
So it was time to say goodbye to Berlenga Island – we were sad, but with the feeling of mission accomplished and general joy – and all its incredible landscapes, wildlife, clear waters and friendly people.
Loading the boat with all the equipment and heading to the mainland was the next task.
Using the same strategy as on the day of arrival, we took the luggage down to the pier using the elevator, loaded the semi-rigid, transferred it and loaded the main boat. There was still time to go to the cafe in the fishermen’s village where we drank some beverages and made time until the boat departed.
With everything already loaded on the boat, all that was left to do was board and enjoy the trip to Peniche. We also had, near the port of Peniche, a visit from some dolphins that swam there.
We unload the boat in the same style, that is, with operators on and off the boat and passing the luggage one by one.
The team had dinner at a restaurant in Peniche while the “Peniche Summer Carnival” was taking place. There might have been some desire to watch the parade, but the tiredness and desire to get home were greater. There was also some apprehension because, due to the said party, the main street was closed and the first information we were given was that we would only be able to leave for the QTHs around 23h30 local time, when the parade ended. However, the friendliness of a team from the Policia de Segurança Pública and other authorities, seeing the tiredness on our faces, made an exception and allowed us to continue our journey.
Then it was time to say goodbye and return home for a well-deserved rest.
Every single person, from the sailors on the boats, the fort staff, and the locals, were absolutely amazing, curious, friendly, and helpful, thus making this expedition even greater.
Our thanks go to Feeling Berlenga (www.feelingberlenga.pt), operator of the boats, for their availability and help in transporting material and luggage; also goes to AAB – Associação dos Amigos das Berlengas (www.facebook.com/aaberlenga), the fort’s management club, for their friendliness, availability, collaboration in the installation of antennas and provision of energy; and, of course, to the hams who contacted us.
Thank you so much and 73!
CS7BEK, Francisco Jesus